COM APROVAÇÃO DO PRÓ-MISSÕES, CAIBATÉ ATUA NO DESAFIO DE IMPULSIONAR O TURISMO DA REGIÃO

O prefeito de Caibaté, Amauri Pires da Silva, e a chefe da Seção de Cultura e Turismo do Município, Vivian Friederichs Copetti, estiveram em Porto Alegre, na terça-feira passada (19), participando de uma comitiva de municípios missioneiros que buscam o desenvolvimento da região.

Ao lado de outras lideranças estaduais e regionais, os caibateenses acompanharam a votação, na Assembleia Legislativa Gaúcha, que aprovou o Projeto de Lei n.° 517/2019, que institui o Programa Estadual de Apoio e Fomento às Atividades de Valorização e Resgate Histórico das Missões Jesuítico-Guarani (PRÓ-MISSÕES). A autoria do PL é de Álvaro Thiesen (Grande Projeto Missões), que foi registrado na Assembleia pelo deputado Capitão Macedo.
Segundo Vivian, o Programa visa a estabelecer uma política pública efetiva de valorização da cultura missioneira, incentivando e incrementando o turismo nas regiões em cidades que tenham vínculo ou vestígio da colonização jesuítico-guarani.

Na visão do prefeito de Caibaté, a aprovação do PL é uma grande vitória da região, pois abre grandes possibilidades de desenvolvimento aos municípios missioneiros, sendo um verdadeiro marco para o turismo regional. “Caibaté está inserido neste Projeto por ter pertencido ao primeiro Ciclo das Reduções, com o Santuário do Caaró. O Município sempre buscou medidas de melhoramento para a capela e o Santuário, de modo geral, e agora com esse incremento será mais provável que os projetos se concretizem”, avalia Amauri.