EQUIPE MULTIDISCIPLINAR EM ATIVIDADE ESCOLAR

Na manhã do dia 13/03/2024, a equipe técnica de profissionais da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Caibaté; Assistente Social Márcia Regina Brum Batista, e a Psicóloga Ronise Heckler estiveram junto a Escola da Rede Municipal São Carlos na sede do município.

Na oportunidade do encontro escolar foi trabalhada a Temática “ Bullying e Ciberbullying” com alunos do 5°,6°e 7°ano, tendo como objetivo conscientizar que o bullying ao ser praticado pode causar prejuízos e consequências graves. Quem sofre os danos prejudiciais do bullying e ciberbullying podem ter o processo de aprendizagem comprometido, apresentar déficit de concentração, queda de rendimento escolar e desmotivação para os estudos e por vezes resultar em reprovação e evasão escolar.

Conforme a Lei Nº 13.185, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2015. Considera-se intimidação sistemática - bullying todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. Caracteriza-se bullying quando há violência física ou psicológica em atos de intimidação, humilhação ou discriminação ... A intimidação sistemática na rede mundial de computadores - cyberbullying , ocorre quando ao usarem os instrumentos que lhe são próprios para depreciar, incitar a violência, adulterar fotos e dados pessoais com o intuito de criar meios de constrangimento psicossocial.

A atividade escolar contou com a colaboração das agentes de saúde, Samara, Adriane e Vanessa, que desenvolveram peça teatral lúdica com a explanação da temática.

“Uma pessoa que seja capaz de amar é aquela que recusa aquilo que faz mal”. (Mario Sergio Cortella)