DEFINIDA DATA PARA REALIZAÇÃO DO 4º SEMINÁRIO DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E TURISMO DA REGIÃO DAS MISSÕES

Aconteceu na última quinta-feira (10), na Câmara de Vereadores de Caibaté, reunião da comissão organizadora do 4ª Seminário Internacional de História, Educação e Turismo da Região das Missões, promovido pela Prefeitura de Caibaté, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cermissões, Associação da Trilha dos Santos Mártires e outras instituições parceiras. No encontro, os participantes decidiram pela data de 15 de julho para a realização do Seminário deste ano, de forma híbrida (presencial e online) com programação prevista para os turnos da manhã, tarde e noite. O tema será “Patrimônio missioneiro e desenvolvimento sustentável”, visando a fortalecer iniciativas envolvendo o turismo na região missioneira. O período para inscrições será divulgado posteriormente.

De acordo com o professor do Departamento de História da UFSM, Júlio Quevedo dos Santos - que foi um dos idealizadores do Seminário, em 2017, e participa ativamente da organização em todas as edições -, a expectativa da comissão para este ano é contar com palestrantes e mediadores do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Júlio explica que a ideia de reduzir a programação do Seminário de três para um único dia visa atender às demandas das secretarias municipais da Educação de municípios vizinhos, a fim de viabilizar a participação de um maior número de estudantes e profissionais interessados no tema.

Na reunião, que teve transmissões ao vivo pela Rádio Caibaté, o secretário municipal da Educação, Cultura e Turismo, Henrique Colpo de Lima, foi escolhido para presidir a 4ª edição do evento. O vice-prefeito de Caibaté, Daniel Seffrin Herther, que acompanhou o encontro, destacou a importância do Seminário para divulgar a história e a cultura da região missioneira, principalmente do Santuário do Caaró. Depois da reunião da comissão organizadora, integrantes da Associação da Trilha dos Santos Mártires fizeram assembleia no local, debatendo a participação no Seminário como também cavalgadas e trilhas a serem promovidas pelo grupo neste ano.