Escolas da rede municipal promovem atividades de incentivo ao respeito nas relações étnico-raciais

Em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as quatro escolas da rede municipal de ensino de Caibaté promoveram, durante o ano letivo de 2021, atividades de incentivo ao respeito nas relações étnico-raciais. As ações se intensificaram em novembro, mês em que é celebrado nacionalmente o Dia da Consciência Negra, em memória de Zumbi dos Palmares, um dos maiores símbolos da luta contra a escravidão a que foram submetidos os povos negros durante o Brasil colonial.

Em Caibaté, tanto nas escolas municipais de ensino fundamental São Carlos, São João e Nossa Senhora das Graças quanto na Escola Municipal de Ensino Infantil Moranguinho, foram debatidos assuntos referentes à discriminação histórica contra povos de origem africana, destacando que os preconceitos por raças e etnias perduram até hoje e devem ser extintos pelas atuais gerações a fim de garantir igualdade social. As atividades promoveram reflexões sobre cores de peles, tipos de cabelos, diferenças culturais, matrizes religiosas, entre outros aspectos, como forma de combate ao racismo, xenofobia e todos os demais preconceitos e intolerâncias que geram violências na sociedade.

As iniciativas buscam atingir objetivos estipulados pela BNCC, que estabelece conhecimentos, competências e habilidades que todos os estudantes devem desenvolver ao longo da escolaridade básica. Baseada na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a BNCC norteia os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.