PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL RECEBEM FORMAÇÃO PROMOVIDA PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO EM PARCERIA COM O SESC

Na última sexta-feira (08), professoras da educação infantil da rede municipal de ensino de Caibaté participaram, nos turnos da manhã e da tarde, de uma formação intitulada “Práticas pedagógicas na educação infantil: os desafios frente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o retorno das crianças na pandemia”, ministrada pelas professoras Flavia Burdziniski de Souza e Juliana Beatriz Machado Rodrigues. O encontro aconteceu na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Moranguinho, sendo organizado pela Secretaria Municipal da Educação em parceria com o Sesc/Senac.

De acordo com o secretário da Pasta, Henrique Colpo de Lima, essa formação - que já é a terceira do ano promovida com profissionais da educação - foi pensada para focar na socialização dos alunos, levando em conta suas liberdades, construção e desconstrução dos seres dentro e fora da sala de aula, a fim de amenizar impactos educacionais e psicológicos causados pela pandemia. Essa avaliação vai ao encontro do que diz a diretora da EMEI Moranguinho, Ângela Hartmann: “a formação reforçou a ideia de que nosso olhar sempre deve estar voltado para a criança, que é o sujeito da nossa escola, e é por elas que devemos pensar os espaços, conteúdos e materiais, para poder construir de fato a aprendizagem”.

Juliana - que é coordenadora pedagógica do Sesc - afirma que a BNCC atualmente coloca as crianças no centro do planejamento educacional e que o maior desafio posto às escolas no momento é adaptar estratégias levando em conta os reflexos da pandemia. Flavia - que é doutoranda em Educação e professora do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Erechim - recomenda aos pais e educadores que “tenham paciência, que não acelerem o processo das crianças de poderem viver seu tempo de infância”.