Prática de atividades físicas volta à rotina das escolas municipais

Nas últimas semanas, direção e professores das escolas municipais de Caibaté voltaram a orientar alunos na prática de exercícios físicos, agora adaptados à realidade da pandemia. A ação foi possível depois que o Decreto Municipal nº 4052/2021, emitido no mês passado, autorizou o retorno da educação física na rede municipal de ensino, com a condição de que as atividades sejam realizadas ao ar livre ou pátio coberto, respeitando os protocolos sanitários.

Segundo o secretário municipal da Educação, Cultura e Turismo, Henrique Colpo de Lima, a medida incentiva atividades com distanciamento, evitando o compartilhamento de objetos. Corrida, alongamento, atletismo e atividades lúdicas, por exemplo, são altamente recomendadas. “A educação física - além de trabalhar a desenvoltura corporal - trabalha a saúde mental, a parte crítica do aluno, a socialização, a disciplina, a tomada de decisão, ensina a lidar com a frustração, a ser um bom vencedor e um bom perdedor; por todos esses motivos é tão importante incentivarmos o retorno gradual das atividades nas escolas”, destaca Henrique, que é educador físico por formação.

Desde a última segunda-feira (19), alunos da rede municipal estão em recesso escolar, pelo período de duas semanas. Após o retorno às aulas, a ideia é que os exercícios sejam intensificados rotineiramente, com atividades saudáveis e de recuperação das capacidades físicas essenciais, que acabaram ficando em segundo plano durante o período de aulas remotas.