ESCOLAS DO INTERIOR TAMBÉM RECEBEM FORMAÇÃO PARA IMPLEMENTAR VIDEOAULAS

A equipe da Secretaria Municipal da Educação levou, nesta quarta-feira (24), até os educadores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) São João e Nossa Senhora das Graças, do Rincão dos Corrêa e da Vista Alegre, respectivamente, instruções necessárias para a implementação de videoaulas na metodologia de ensino remoto. A ação visa auxiliar professores a utilizarem o Google Meet, ferramenta online que permite a oferta de aulas em vídeo ao vivo, a fim de oportunizar uma nova experiência de aprendizado aos alunos na educação a distância.

A implementação da nova ferramenta na rotina dos estudantes do município não exclui, no entanto, as demais formas de atividades que já vinham sendo ofertadas durante a pandemia. De acordo com a diretora Marli Marques, na EMEF São João todos os alunos continuarão recebendo atividades impressas, tendo em vista que boa parte deles não têm a possibilidade de acompanhar as aulas ao vivo em vídeo. Marli avalia que é muito importante a educação se atualizar com as novas ferramentas e afirma que todos os cuidados serão tomados para que nenhum aluno tenha seu aprendizado prejudicado por não ter computador, celular ou acesso à internet desde sua casa.

A diretora da Nossa Senhora das Graças, Andreia Zorzo, compartilha da mesma opinião: “Vamos torcer para que dê certo e que amplie mais o conhecimento. Nosso desafio, no entanto, é com as famílias que não têm acesso. Mas, vamos trabalhar a fim de melhorar nosso contato com o maior número possível de alunos”.

O secretário municipal da Educação, Henrique Colpo de Lima, confirma que – mesmo com a implementação das videoaulas – os antigos métodos de ensino devem seguir fazendo parte da dinâmica estudantil. Fica a cargo de cada escola, contudo, decidir qual a metodologia que mais de adequa à realidade de seus alunos e professores.