CAIBATÉ É PREMIADO NA GESTÃO EM SAÚDE POR MEIO DO PRÊMIO CIDADES EXCELENTES DA BAND TV

• Assunto: Saúde  |   Publicado em: 14/11/2023 às 11:11   |   Imprimir

O prefeito municipal Amauri Pires da Silva, acompanhado da secretária de saúde e ação social Renata Batista, receberam nesta segunda-feira (13) em Porto Alegre, primeiro lugar do Prêmio Cidades Excelentes 2023 da Band TV, na categoria Saúde e Bem Estar – Cidades até 30 mil habitantes. O evento foi realizado em Porto Alegre no espaço TecnoPuc.

Considerado o Oscar da gestão pública, o Prêmio Band Cidades Excelentes tem o propósito de reconhecer, incentivar, disseminar e valorizar as boas práticas da gestão pública. A premiação é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes com o Instituto Áquila, e chegou a sua terceira edição este ano para prestigiar as cidades que se destacaram na esfera pública municipal, sendo Caibaté o “Coração das Missões” evidenciado com sucesso no âmbito da saúde municipal.

Como Caibaté venceu na sua categoria, agora passa para a próxima a fase a nível nacional, sendo no próximo dia 17 de dezembro. A exibição do programa será levada ao ar no próximo dia 19 de novembro.

O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio.

A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 62 indicadores em uma única nota final. Os indicadores são construídos a partir de seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Para cada pilar, os municípios são separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. Além dos ganhadores por pilar, o prêmio ainda define o grande vencedor estadual em cada grupo populacional.