AGENTES DE SAÚDE VISTORIAM PÁTIOS PARA VERIFICAR NÍVEL DE INFESTAÇÃO PELO MOSQUITO CAUSADOR DA DENGUE

  • Assunto: Saúde  |   Publicado em: 01/12/2021 às 17:08   |   Imprimir

 
A Vigilância Sanitária de Caibaté, com apoio de agentes comunitários de saúde, intensifica nesta semana visitas às residências caibateenses, a fim de vistoriar a situação dos pátios com infestação positiva pelo mosquito Aedes Aegypti. A ação faz parte do Levantamento de Índice Amostral (LIA), que é o meio pelo qual o Ministério da Saúde levanta dados estatísticos dos municípios para nortear as políticas de controle de dengue, zika vírus e chikungunya no país.
 
Para o levantamento, que é realizado quatro vezes por ano, são escolhidas aleatoriamente 20% das residências e terrenos baldios dos municípios para a inspeção que visa detectar larvas do mosquito. Posteriormente, as amostras são enviadas ao Laboratório Central de Vigilância em Saúde do Estado (Lacen) para avaliação.
Em Caibaté, segundo os últimos três levantamentos realizados, foi identificada infestação predial entre 1 e 2%, o que coloca o município na situação de alerta. O índice é satisfatório quando a porcentagem fica menor que 1% e se enquadra na situação de risco quando ultrapassa 3,9%.
 
Desta vez, as vistorias são feitas por agentes de saúde e vigilância sanitária, com equipes coordenadas pelo vigilante Nelson Fernandes Bretschneider. Para o ano que vem, o município pretende contar com ao menos um profissional contratado no cargo de agente de combate a endemias, para reforçar a equipe. O processo seletivo para contratação desse profissional está com período aberto para inscrição até esta sexta-feira (03). Mais informações podem ser consultadas no edital, disponível neste link: https://sitearquivos.s3-us-west-2.amazonaws.com/.../zd6rj...