PREFEITO DE CAIBATÉ TOMA FRENTE DE DEBATES PARA RETOMADA DE CIRURGIAS NO HOSPITAL SANTO ÂNGELO

• Assunto: Saúde  |   Publicado em: 25/11/2021 às 14:59   |   Imprimir

O prefeito de Caibaté, Amauri Pires da Silva, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região das Missões (Cismissões), vem tomando a frente dos debates a cerca da renovação de convênio com o Hospital Santo Ângelo para realização de cirurgias que estão em atraso neste ano. Na última sexta-feira (19), Amauri coordenou reunião com os demais prefeitos da região, na sede da Associação dos Municípios das Missões (AMM), em Cerro Largo, a fim de elaborar proposta para o Hospital e viabilizar o retorno das cirurgias reprimidas o mais breve possível.

Conforme explica Amauri, em razão do aumento dos custos dos materiais cirúrgicos, o Hospital apresentou uma nova tabela de valores para realização dos procedimentos, muito além dos esperados pelos prefeitos, tornando inviável o custeio pelos Municípios da região. Além disso, a vigência da Lei Federal 14.189 desobriga hospitais de cumprirem contrato para cirurgias eletivas, devido à pandemia. Em razão desse cenário, durante a reunião em Cerro Largo, os prefeitos decidiram apresentar uma nova proposta à entidade hospitalar, com o intuito de pactuar duas vezes os valores da tabela do SUS, caso haja legalidade do ato. A proposta foi aprovada por unanimidade entre os presentes, definindo ainda a revogação de contratos anteriores de municípios com o Hospital.

Na reunião, acompanharam o prefeito de Caibaté a secretária municipal da Saúde, Renata Batista Ely, e a assessora de imprensa Claudine Friedrich. Além de prefeitos da região, participaram também o coordenador regional de saúde Iury Sommer Zabolotsky e o coordenador do Cismissões Emerson Dallacorte.