PROJETO “PURIFICAMENTE” ENTREGA MUDAS DE LAVANDA PARA PLANTIO NAS RESIDÊNCIAS CAIBATEENSES

• Assunto: Saúde  |   Publicado em: 25/11/2021 às 14:50   |   Imprimir

Teve início nesta quarta-feira (24) uma ação do Projeto “Purificamente”, vinculado ao Programa de Saúde na Escola (PSE), da Secretaria Municipal da Saúde e Ação Social, que visa levar boas energias aos lares caibateenses e relembrar sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito da dengue e outros insetos indesejáveis. Profissionais da Secretaria, agentes comunitários de saúde e turmas de estudantes das escolas estão se dividindo por quarteirões para a entrega de mudas de lavanda para serem plantadas nas residências.

De acordo com a idealizadora e coordenadora do projeto, enfermeira Luciana Griebeler Oliveira, a distribuição será gradativa, organizada por localidades, estendendo-se por vários dias, conforme a capacidade da equipe. “Todas as casas devem ser contempladas e é importante que a muda de lavanda já seja plantada juntamente com o morador da casa. Assim já estaremos contribuindo com o objetivo do projeto, que tem o propósito de purificar e repelir o Aedes Aegypti e lembrar da importância de prevenção da dengue e outras doenças que o mosquito dissemina.”, declara Luciana.

A planta lavanda foi escolhida pelo Projeto tendo em vista que seu nome significa “lavar” e, no âmbito da medicina alternativa, é vista como um excelente remédio para insônia, dor de cabeça, irritabilidade, ansiedade, agitação, dores nos músculos e cansaço excessivo, tendo o potencial de proporcionar calma ao ambiente, tirando angústias do corpo e atraindo energias positivas para o ser humano e o ambiente. A essência e o aroma da planta são utilizados como repelentes aos insetos, sendo uma alternativa natural para combater a ação do mosquito da dengue.