DEVOÇÃO E SUPERAÇÃO MARCOU 86ª ROMARIA AO SANTUÁRIO DO CAARÓ

• ...

Assunto: Cultura  |   Publicado em: 18/11/2019 às 17:02   |   Imprimir

Neste domingo, dia 17 de novembro, realizou-se a 86ª Romaria Diocesana ao Santuário do Caaró, em Caibaté. O tema da Romaria deste ano foi “Missão e Serviço a Vida” e o lema “Com os Santos Mártires em Missão a Serviço da Vida”.

O dia começou cedo, com a chegada dos romeiros.
Um dia maravilhoso, família, meditação e encontro com as nossas tradições.
Como era de se esperar a fé, a oração em fervor aos 3 mártires missioneiros foram atos de extrema devoção e superação.
A integração entre os devotos iniciou uma semana antes com a Trilha dos Santos Mártires, uma caminhada de fé, espiritualidade, história e meio ambiente.

Peregrinos que saíram de São Nicolau, Santa Rosa, Giruá e Três de Maio estavam na estrada há vários dias, caminhando, rezando e refletindo sobre a vida e a história dos Santos Missioneiros.
Os Caminhantes do Caaró grupo organizado pelo Paróquia da região de Santa Rosa reuniu 140 pessoas esse ano, paradas e reflexões ao longo do percurso acompanhou esta trilha de 3 dias.
Cada suor, acolhida, sentimento, superação e vitória retrata a 86° Romaria ao Santuário do Caaró.

As 9h iniciou a celebração da Via-Sacra encenada e coordenada pela Paróquia de São José do Inhacorá. A cada estação, os romeiros contemplavam o sofrimento de Cristo meditando sobre tantas situações de injustiça em nosso país.

As 10h iniciou a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Liro Vendelino Meurer, e concelebrada por diversos padres diocesanos e religiosos presentes. Em sua homilia Dom Liro destacou o exemplo missionário deixado pelos Santos Mártires como um incentivo ao espírito missionário em nossa Igreja. Ao fim da celebração, em um momento coordenado pelo Pe. Afonso Werle, o Pe. Luiz Weber, ao lado de seus pais e irmãos, recebeu a bênção de envio para sua nova missão, em Moçambique, na África. A emoção tomou conta dos presentes, que em um gesto de entrega e de bênção estenderam suas mãos em direção ao Pe. Luiz que foi solenemente enviado por toda a Diocese Angelopolitana ali representada.

Após o almoço os romeiros que peregrinaram a pé até o Santuário puderam partilhar a experiência vivida. Após as partilhas aconteceu o tradicional momento cultural, com apresentações de danças encenando a história jesuítico-guarani por um grupo folclórico de Santo Miguel das Missões.

As 15h aconteceu a Bênção da Saúde e o envio dos fiéis coordenada pelo Pe. Valcir Puhl, pároco de Cândido Godói e coordenador dos presbíteros.
O Padre Danilo Hertz, responsável pelo Santuário do Caaró, destacou que a 86ª Romaria Diocesana atraiu em mais uma edição milhares de visitantes. O Município de Caibaté nos últimos dias, se preparou para acolher os romeiros que vieram de diversas paróquias e até de outros estados e países para a 86ª Romaria Diocesana ao Santuário dos Mártires do Caaró.
Para Don Liro Vendelino Meurer, Bispo da Diocese de Santo Ângelo o momento foi muito significativo.
A Administração Municipal se fez presente, colaborando para o sucesso do evento deste final de semana.
Destaca-se que a nossa comunidade regional se fez presente, marcando mais um ano com mais uma grande Romaria, celebrando a fé nos Santos Mártires das Missões, São Roque Gonzales, São João de Castilhos e Santo Afonso Rodrigues.
Fotos: Geraldo Antonio Both