MUNICÍPIO PROMOVE AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA ABUSO E EXPLORAÇÃO INFANTIL

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Cohiguate de Caibaté, em parceria com o Conselho Tutelar e a Secretaria de Obras, promove nesta semana ações de conscientização sobre a importância de informar, identificar e denunciar as diferentes formas de violência cometidas contra crianças e adolescentes. Desde ontem (17), vários pontos da cidade vêm recebendo cartazes e flores amarelas para chamar atenção sobre o assunto. Hoje (18), foi promovida uma conversa entre autoridades convidadas em frente ao Cras, seguida de carreata pela cidade com distribuição de material informativo.

Participaram das atividades o prefeito Amauri Pires da Silva; a vereadora Neusa Marx, representando a Câmara Municipal; a vereadora Margarete da Silva de Souza, representando o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica); secretários municipais; integrantes da Brigada Militar; conselheiros tutelares; diretoras de escolas; representantes do Cras; entre outros convidados.

“É muito importante que a sociedade contribua conosco, que pais e responsáveis conversem com seus filhos em casa, expliquem para eles o que é uma violência, sobre as partes do corpo onde não deve, em nenhum momento, ser permitido o toque por outras pessoas, principalmente às crianças pequenas”, destaca a assistente social do Município, Daniela Fraga, que ressalta a necessidade de serem denunciados às autoridades competentes casos conhecidos ou suspeitos de violência, tanto sexual quanto física, psicológica e verbal.

Em Caibaté, denúncias podem ser feitas ao Conselho Tutelar e à Brigada Militar, como também ao canal Disque 100, cuja ligação é gratuita, anônima, e pode ser feita 24 horas por dia inclusive aos finais de semana.