COM ORÇAMENTO REDUZIDO, PREFEITURA TERÁ QUE SUSPENDER REFORMAS DE MORADIAS POR TEMPO INDETERMINADO

Os serviços de reforma de casas, tanto com auxílio de mão de obra quanto de material de construção, prestados pela Administração Municipal nos últimos anos para a população em vulnerabilidade social terão que ser suspensos por tempo indeterminado, devido às dificuldades enfrentadas pela Prefeitura neste ano crítico de pandemia. Com deficiências orçamentárias e redução de servidores atuando, a demanda de reformas de moradias tornou-se inviável neste momento.

A execução desse tipo de serviço, que fica a cargo da Secretaria de Obras e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), exige da Prefeitura recursos que deixam de ser destinados para a prestação de serviços públicos. Como informa a assistente social do Município, Daniela Fraga, a Prefeitura não recebe repasses do Governo Federal ou Estadual para investir nas reformas, e os valores gastos precisam ser retirados do recurso livre do Cras, que deve ser usado prioritariamente para os aportes (cestas básicas) e os auxílios para funerais. “Neste ano, não temos condições financeiras de abraçar a demanda das moradias. O recurso terá que ser usado para a saúde. O foco está na saúde e deve estar”, ressalta.

Além do aumento nos gastos com saúde e assistência social desde o ano passado, a Prefeitura também sofre com redução de trabalhadores operando nas obras públicas, já que desde o fim de fevereiro, quando o estado todo entrou para o Regime de Bandeira Preta, a Administração Pública está limitada a operar com apenas 25% dos funcionários, o que atrasou o andamento das obras públicas. Conforme o prefeito Amauri Pires da Silva, é grande a procura de caibateenses que precisam de reforma e ampliação de casas, mas a prioridade da Administração precisa estar na prestação de serviços públicos neste momento.

“Infelizmente, temos que suspender as obras particulares agora porque temos que cuidar do que é público, do que é de todos. As obras públicas têm que ser nossa prioridade. Eventualmente, quando houver menos demanda de serviços para serem executados para a Prefeitura, podemos ceder a mão de obra para estas reformas”, explica Amauri. O prefeito ainda destaca que as reformas que estão em andamento serão finalizadas no município e que, em casos excepcionais, de extrema necessidade, será feito um estudo social pelo Cras. O prefeito pede a compreensão da população e afirma que a situação deve ser normalizada assim que for possível sanar as dificuldades enfrentadas atualmente.