PREFEITO AMAURI E DEPUTADO ERNANI POLO REIVINDICAM AO DAER RECUPERAÇÃO URGENTE DA RS-536

Nesta semana, o prefeito Amauri Pires da Silva encaminhou ao deputado estadual Ernani Polo um ofício pedindo que o parlamentar interceda pelo Município junto ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) reclamando as péssimas condições da RS-536, que liga à cidade ao Trevo do Caaró e ao município de Mato Queimado. Como a rodovia é estadual, a manutenção da via é de total responsabilidade do estado, que há muito tempo já não faz a recuperação asfáltica. Atendendo aos pedidos do prefeito de Caibaté, o deputado cobrou providências do Daer, exigindo que sejam cumpridas as tratativas que determinam o fornecimento de massa asfáltica para que seja possível a reforma da rodovia.

Sobre a situação, o prefeito Amauri desabafa: “Estamos fazendo o possível para que seja feita uma recuperação total da RS-536, pedindo que o estado forneça pelo menos um pouco de material para ser feita uma operação antes da safra. Eu ligo três vezes por semana para o Daer, porque precisamos recuperar o quanto antes. É um absurdo o que está acontecendo”.

Conforme explica o secretário de Administração e Planejamento de Caibaté, Adilson Bentz, o Município formalizou Termo de Cooperação com o Daer para poder entrar com a mão de obra nos reparos da RS-536, com a condição de que o estado forneça a massa asfáltica para o município realizar as operações tapa-buracos. “Assinamos o Termo de Cooperação em agosto do ano passado e até agora não conseguimos receber a massa asfáltica. No ano passado gastamos mais de R$ 30 mil de recursos municipais com reformas neste local, sendo que o município não tem nenhuma obrigação com isso, a incumbência de manutenção desta via é de inteira responsabilidade do estado”, explica o secretário.

“O estado está deixando de arcar com suas responsabilidades, empurrando os compromissos para os municípios. Se ontem Mato Queimado fez tapa-buracos na RS-536 não é porque o município de Caibaté deixou de fazer, mas porque o governo estadual deixou de fazer. É um compromisso estadual e nós nunca deixamos de ser parceiros do estado pra fazer essas recuperações”, argumenta o prefeito de Caibaté, que aguarda esperançoso a resposta do Daer ao ofício encaminhado por meio do deputado Ernani nesta última semana.