PREFEITO AMAURI DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NO MUNICÍPIO DE CAIBATÉ EM DECORRÊNCIA DA ESTIAGEM

Após criteriosa avaliação e detalhado levantamento de dados referente a estiagem que atinge nosso município, o Prefeito de Caibaté, Amauri Pires da Silva, assinou o Decreto nº 3832/2020, que declara em “Situação de Emergência” as áreas rurais afetadas por estiagem.

Entre as considerações que embasaram o documento e levaram à decisão do Executivo Municipal, estão a situação de diminuição considerável da capacidade de exploração e armazenamento da água, que está causando perdas nas lavouras de soja, milho, na horticultura, na apicultura e na pecuária de corte e leite, e os relatórios apresentados nos últimos dias.

Após leitura atenta dos relatórios da EMATER e da Secretaria da Agricultura e Obras, que informam as perdas ocorridas no Setor Agropecuária, o Prefeito Amauri solicitou que se editasse o decreto observando a legislação pertinente.

“Confirma-se assim a mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil, no âmbito do Município, sob a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Caibaté, através de seu responsável Adilson Bentz, autoriza-se o desencadeamento do Plano Emergencial de Resposta aos Desastres, após adaptado à situação real deste evento, que no caso é a estiagem”, explica o Prefeito Amauri Pires da Silva.

Conforme o decreto, está previsto a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta à situação de emergência e a realização de campanhas de arrecadação de recursos, junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pela estiagem.

O Secretário de Obras e Agricultura Carlos Airton Pires Pereira, relata que já existem registros de perdas nas lavouras de soja, dados esses repassados pelo Escritório da Emater de Caibaté de que em algumas localidades, que atingem entre 30% a 40% da produção, mais precisamente até o dia 11 de março, que em função da estiagem as lavouras da safra de soja já apresentavam um comprometimento de 45% e 36% no milho respectivamente. Além de perdas na produção de hortaliças, muitas destas que deixaram de abastecer a Feira do Produtor, que se realizava todas as sexta-feira, junto ao Salão Térreo da Prefeitura.

Conforme laudo do Escritorio da Emater de Caibaté, o Prejuízo Financeiro até o momento com as perdas nas culturas totalizam R$ 76.454.480,40.

Conforme as últimas informações coletadas pela Secretaria, há relatos que produtores de gado estão soltando seus animais nas estradas e corredores do interior para que se alimentem, já que os campos estão ainda secos.

A precipitação pluviométrica ocorrida nos últimos dias não resolveu a situação, apenas mitigou alguns danos como a qualidade da pastagem, sendo que foi considerado que no período de 03 de fevereiro a 23 de março, o volume de chuvas foi de apenas 140mm, quando a média deveria ser de 420mm, não sendo suficiente para colocar os níveis de reservas hídricas nos seus patamares normais.

Este decreto entrou em vigor neste dia 31 de março devendo ter seus efeitos legais por 180 dias.

O decreto pode ser acessado através deste link: