CONSULTA POPULAR ESCOLHE DEMANDAS PRIORITÁRIAS NA REGIÃO

Começa nesta quarta-feira (4) e vai até sexta-feira (6) a votação da Consulta Popular, organizada pela Secretaria Estadual de Governança e Gestão Estratégica do governo do Estado. Para votar, basta o número do título de eleitor, acessar o site www.consultapopular.rs.gov.br e escolher a demanda.
Além da internet, é possível votar presencialmente em pontos definidos pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
O enfoque da Consulta Popular 2019 é o desenvolvimento regional, valorizando projetos que ampliam o crescimento econômico, ciência e a inovação em áreas como agricultura, infraestrutura, turismo entre outros.
O governo considera a Consulta Popular um meio para impulsionar o desenvolvimento regional, fortalecer a participação e comprometimento da sociedade, promover a avaliação de políticas públicas e valorizar as realidades de cada região.
Os três projetos a serem votados pela população foram definidos em assembleia regional de acordo com o Plano Estratégico de Desenvolvimento.
O eleitor poderá escolher somente uma das demandas. Os recursos serão divididos em partes iguais entre os 10 municípios que tiverem maior índice de votação na demanda vencedora.
- As prioridades são as seguintes:
- Demanda 1: Competitividade das Cadeias Produtivas – Construção de Consórcios Regionais de Inspeção Sanitária e Integrada.
- Demanda 2: Competitividade Regional – Diferenciação Pecuária de Corte da Região das Missões – “Buena Carne Missioneira”.
- Demanda 3: Agência de Desenvolvimento das Missões.