EM REUNIÃO DA AMM, PREFEITOS DECIDEM DECRETAR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM RAZÃO DA ESTIAGEM

Em reunião da Associação dos Municípios das Missões (AMM), realizada no município de Cerro Largo na última sexta-feira (07), os prefeitos presentes decidiram, de forma unânime, encaminhar a documentação necessária ao Governo do Estado para decretar situação de emergência, em razão dos problemas sociais e econômicos enfrentados pelos municípios da região em decorrência da estiagem. Na ocasião, o prefeito de Caibaté, Amauri Pires da Silva, sugeriu que seja entregue à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Correa da Costa Dias, que estará em Santo Ângelo na próxima quarta-feira (12), um ofício em nome da AMM contendo reivindicações para abertura de novos poços artesianos, redes d’água, sistemas de irrigação, entre outras ações que auxiliem os municípios a enfrentarem as dificuldades do período, diminuindo os prejuízos causados pela seca.

Além desse assunto, a reunião tratou da adequação da alíquota do piso do magistério, que deve ser alterada de forma conjunta e igualitária por todos os municípios da AMM, como também da situação da pandemia na região e cirurgias represadas no Hospital Santo Ângelo, com repasses do coordenador regional de Saúde Yuri Sommer e do assessor jurídico Gladimir Chiele. O deputado federal Ubiratan Sanderson marcou presença na reunião, pessoalmente, assim como o senador Luis Carlos Heinze (via chamada de vídeo). Representantes da Alibem também participaram do encontro, divulgando aos prefeitos vagas de emprego disponíveis em Santo Ângelo, em diversos setores da empresa, que devem ser consultadas pelo telefone 3512-9600.

Do município de Caibaté, além do prefeito, participaram da reunião a supervisora escolar Daniela Grigoletto Angnes e a assessora de imprensa Claudine Friedrich.