EM REUNIÃO DA AMM, PREFEITO PROTOCOLA REQUERIMENTO PARA REABERTURA DO CENTRO CIRÚRGICO DO HOSPITAL

Aconteceu na manhã de sexta-feira (30), em Cerro Largo, a primeira reunião presencial deste ano da Associação dos Municípios das Missões (AMM), com participação de prefeitos de toda região. Acompanhado da secretária municipal da Saúde, Renata Batista Ely, e da assessora de imprensa do Município, Claudine Friedrich, o prefeito de Caibaté, Amauri Pires da Silva, protocolou um requerimento pedindo providências junto ao Governo Estadual para reabertura do bloco cirúrgico do Hospital Roque Gonzáles, especialmente da sala de partos.

"Tivemos casos de duas crianças caibateenses que nasceram dentro de ambulâncias neste último mês, a caminho do Hospital Santo Ângelo. Nós ficamos indignados com isso! É revoltante saber que temos um lugar com excelentes condições de infraestrutura, equipe médica e técnica capacitada em nosso hospital para fazer os partos e não podermos devido a uma normativa que diz que o risco é muito grande de nascer em pequenos hospitais. Mas, não há como admitir que seja maior o risco no hospital do que em uma ambulância andando em alta velocidade", lamenta Amauri.

Na última viagem a Porto Alegre, o prefeito já dialogou sobre esta pauta com o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Eduardo Bonoto, que sinalizou a abertura de uma frente de prefeitos para reivindicar, em nível estadual, a derrubada desta normativa que fechou centros cirúrgicos de todos os pequenos hospitais do estado.

Nesta mesma reunião, o prefeito encaminhou uma reivindicação para busca de recursos de bancada para viabilizar a reforma geral no Trevo do Caaró, a fim de torná-lo mais seguro, para evitar acidentes, e também melhorar o acesso ao Santuário do Caaró, tendo em vista as tratativas para que o Papa Francisco venha visitar o local nos próximos períodos.