ESTABELECIDO ACORDO COM SERVIDORES MUNICIPAIS SOBRE AJUSTE DE ALÍQUOTAS PARA RENOVAÇÃO DO CONTRATO COM O IPE SAÚDE

Foi realizada no Gabinete do Prefeito em exercício Daniel Seffrin Herther, na tarde desta terça-feira (22), uma reunião entre Administração Municipal e integrantes do Sindicato dos Municipários de Caibaté (Simca), pra tratar do contrato anual entre o Município e o IPE Saúde, que já vem sendo debatido desde o mês de abril. Na ocasião, chegou-se a um acordo de que o reajuste da alíquota exigido pelo IPE – que terá reposição de 10,51% - será dividido igualmente entre a Prefeitura e os servidores, restando um aumento de 5,255% na folha mensal de ambas as partes. Servidores que não concordarem com o aumento e optarem pela rescisão do contrato devem informar o Setor de Pessoal até sexta-feira (25).

A Administração Municipal esteve em tratativas nos últimos meses para viabilizar a renovação de forma viável ao bolso dos servidores e também aos cofres públicos. Segundo informa o secretário municipal de Finanças, Adilson Bentz, o aumento deve-se ao déficit de mais de R$ 2 milhões do IPE com contribuintes caibateenses no exercício de 2020: “O que é gasto pelo IPE precisa ser ressarcido no ano seguinte pelas contribuições; como houve aumento da demanda na área da saúde no ano passado, o reflexo se deu na maior alíquota cobrada pelo órgão em 2021”, explica. Enquanto que o valor atual é de 22,86% dos rendimentos mensais (sendo 16,49% pago pelos servidores e 6,37% pela Prefeitura), o novo valor será de 33,37% (sendo 21,74% dos funcionários e 11,63% arcado pelo poder público).

Servidores municipais que optarem pela desistência do plano de saúde têm prazo para informar o Setor de Pessoal da Prefeitura até sexta-feira (25), caso contrário, terão que seguir contribuintes do plano até o fim do próximo contrato, que expirará em 30 de março de 2022, devido às cláusulas que determinam revisão contratual apenas uma vez ao ano. O primeiro desconto pela nova alíquota se dará na folha do mês de julho.