IPE EXIGE REAJUSTE DE 10% NOS VALORES ARRECADADOS PARA RENOVAR CONTRATO COM MUNICÍPIO DE CAIBATÉ

Em momento de renovação do contrato anual firmado entre a Prefeitura de Caibaté e o Instituto de Previdência do Estado do RS (IPE), responsável pelo plano de saúde dos servidores municipais, o prefeito Amauri Pires da Silva foi notificado hoje (05) de que a contribuição paga mensalmente pelos trabalhadores em parceria com o Executivo Municipal sofrerá reajuste de 10,51%. Em um ano, a oneração ao município ultrapassará R$ 340 mil. Insatisfeito com a proposta, o prefeito decidiu adiar a renovação do contrato a fim de dialogar com os servidores e buscar uma alternativa junto à presidência da entidade.

Atualmente, a porcentagem paga ao IPE corresponde a 22,86% dos salários dos 140 servidores municipais segurados; 16,49% é arcado pelos trabalhadores e a Prefeitura contribui com 6,37%. Com o aumento, a porcentagem geral passa para 33,37%. Se hoje o município paga mensalmente ao IPE R$ 82.520, com essa nova alíquota o valor chega a cerca de R$ 120.460. Em um ano, a diferença alcança R$ 341.460. A justificativa do IPE para o reajuste deve-se ao sinistro, ou seja, ao aumento dos gastos em saúde dos servidores no ano passado em relação ao valor contribuído.

“Nós estamos preocupados com a situação porque isso não era previsto no orçamento, tanto dos servidores quanto da Prefeitura. Neste ano, estamos proibidos de conceder aumento salarial devido à Lei Complementar 173/2020, que prevê redução nos gastos com pessoal, o que dificulta esse pagamento para os servidores municipais. Além disso, o impacto também será grande ao orçamento municipal, pois não havíamos sido comunicados antes desse aumento tão considerável”, explica Amauri.

Preocupado com a situação, o prefeito já entrou em contato com o novo presidente do IPE, Julio Ruivo, pedindo uma alternativa à situação e aguarda retorno. “Estamos expondo isso para que os servidores saibam desde já o que está acontecendo, para que possamos pensar, em conjunto, uma saída para esta situação difícil que estamos enfrentando”, destaca. Amauri já adianta que, nos próximos dias, provavelmente terá que ser feita uma reunião com os servidores municipais para dialogarem a respeito do assunto. Os avisos serão repassados pelos meios de comunicação da Prefeitura.