Em reunião, AMM sugere que região incentive tratamentos profiláticos para Covid-19

Na manhã de hoje (05), o prefeito de Caibaté, Amauri Pires da Silva, participou da primeira reunião do ano promovida pela Associação dos Municípios das Missões (AMM), cuja pauta principal foi o debate entre os mandatários sobre formas de enfrentamento ao coronavírus na região. Uma das principais decisões tomadas pela AMM foi a de incentivar, a partir de agora, os tratamentos profiláticos para a Covid-19, orientando profissionais da saúde a oferecerem à população medicamentos para tratamento precose.

Na reunião, que aconteceu de forma virtual, o assessor jurídico da entidade, Dr. Gladimir Chiele, explicou a sistemática de cogestão adotada pelos municípios em parceria com o governo do estado, que consiste em adaptar às realidades locais as normas estaduais de enfrentamento ao coronavírus. A sistemática de bandeiras, usada pelo Governo do Estado, pode ser flexibilizada de acordo com as particularidades da doença em cada região, explicou Chiele.

Após mais de duas horas de debate entre os prefeitos, definiu-se que, nos municípios da AMM, a partir de agora, deve ser incentivado o tratamento profilático ao coronavírus, ou seja, o uso precoce de medicamentos usados para tratar a doença, em especial os mais conhecidos, como cloroquina e ivermectina, a serem prescritos pelos médicos nas unidades de saúde.

O presidente da AMM, Ademir Gonzatto, orientou que cada município elabore formas de propagar esse tipo de tratamento em suas comunidade, além de oferecer à população os medicamentos indicados.

Foi unânime entre os presentes, no entanto, que o aconselhamento ao uso de medicamentos para tratamento da Covid-19 deve ser aliado ao prosseguimento e intensificação das campanhas que aconselham o uso de máscaras de proteção facial e a constante higienização das mãos.

Em Caibaté, até o momento, não há definição alguma sobre a adoção ou não desse protocolo de prevenção ao novo coronavírus.