QUEDA DE GRANIZO EM CAIBATÉ: ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL AGIU COM RAPIDEZ

A madrugada da última terça-feira, 17 de setembro, foi marcada com a queda de granizo em Caibaté. O forte calor dos últimos dias prenunciava o fato. Por volta das 02h30min, os Caibateenses foram acordados e surpreendidos com a forte chuva de granizo, está com duração de aproximadamente 10min, atingido o município.
De imediato a representação da Defesa Civil em Caibaté foi acionada realizando o levantamento da situação, que ainda madrugada os registros indicavam ter causado grandes estragos, principalmente na parte urbana de Caibaté.
Por volta das 05 horas da manhã a Defesa Civil Estadual na pessoa do Sargento Volmir, já se encontrava no município que acompanhado do Coordenador da Defesa Civil do Município realizaram o levantando e consequentemente a distribuição de lonas.
No clarear do dia, cinco equipes da Secretaria de Obras Saneamento e Trânsito, coordenados pelo Secretário Carlos Pereira, começaram o serviço de aplicação e distribuição de lonas nas casas que tinham sido mais atingidas pelo granizo para que não chovesse mais dentro das residências.
A Administração Municipal por meio do Prefeito Amauri Pires da Silva e do Secretário de Administração Planejamento e Finanças e Coordenador da Defesa Civil no Município Adilson bentz, que de imediato começaram a busca por recursos para a compra de material (Telha Brasilit) para atender as famílias com maior índice de vulnerabilidade atingidas pelo granizo.
Sabendo da situação financeira em que os municípios vem enfrentando, não sendo diferente Caibaté, esses últimos meses do ano apresentam queda na arrecadação, foi preciso um trabalho conjunto, remanejando recursos para conseguir um aporte financeiro para a compra de material, para atender de maneira imediata os munícipes que tinham tido suas casas atingidas pelo granizo.
Dando números finais a situação:
- Mais de 80 Residências atingidas pelo evento;
- Mais de 5.000² de lonas distribuídas;
- Mais de 1.000 Folhas de Brasilit distribuídas as famílias atingidas;
- Totalizando mais de R$ 30.000 de prejuízos causados pelo evento (Telhados);
- A Administração Municipal ainda não contabilizou os prejuízos referente a danos materiais no interior das residências, assim como, danos causados aos veículos que no momento do evento, encontravam-se expostos ao tempo, porém estima-se que os danos ultrapassarão os R$ 200.000,00.
O Prefeito Amauri Pires da Silva em todas as suas manifestações após o ocorrido, seja através de rádios, jornais e Tv,s, ressaltou que através da união de esforços e do trabalho em conjunto de cada um dos servidores que não mediram empenho e dedicação para que o trabalho de recuperação das casas atingidas, nada seria possível.
O trabalho de recuperação das coberturas das residências, segue em ritmo acelerado, sendo que segundo o planejado em duas semanas este trabalho será concluído.