39° CONGRESSO DE MUNICÍPIOS MARCA A TROCA DA PRESIDÊNCIA DA FAMURS, EM BENTO

O prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, encerrou nesta sexta-feira, (5), seu mandato como presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – Famurs. Durante o 39º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, realizado pela entidade em Bento Gonçalves, Cettolin passou o cargo ao prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Freire.
Em sua despedida, o presidente pediu aos demais líderes municipais que sigam unidos ajudando a nova gestão. “Como gestores municipais, temos que atuar olhando para os trabalhadores que ainda olham para seu Município com esperança”, afirmou.
“O Município, Estado e o Brasil precisam de nós para superar os desafios e, para isso, precisamos permanecer unidos”, disse aos prefeitos. “Vamos ajudar os governantes. É preciso tomar medidas duras para mudar a realidade”, concluiu. Cettolin ainda fez um agradecimento especial por todo o apoio recebido durante sua gestão. Além de ter reduzido em 10% as mensalidades dos prefeitos, ele deixa em caixa mais de R$ 3 milhões para seu sucessor.
Paralelo ao 26º Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura e o 1º Fórum dos Dirigentes Municipais de Turismo, o congresso reuniu mais de 600 prefeitos e secretários municipais entre os dias 3 e 5 de julho, para debater temas comuns às gestões municipais, como a reforma da previdência e alternativas para enfrentar dificuldades financeiras.
Ainda durante o evento, houve a entrega do 3º Prêmio Boas Práticas, promovido pela Famurs. Foram inscritos 374 projetos, de 178 diferentes prefeituras, entre as categorias Agricultura; Assistência Social; Comunicação Social; Cultura, Turismo e Lazer; Educação; Fazenda; Meio Ambiente; Mobilidade Urbana e Trânsito; Saúde; e Segurança Pública.
O congresso ainda contou com a presença do governador Eduardo Leite e o ministro Osmar Terra, que receberam a medalha do Mérito Municipalista, junto ao secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli, e o desembargador Martin Schulze.
Ao entregar o cargo, Cettolin recebeu uma homenagem dos prefeitos integrantes da Associação de Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), por representar a entidade regional como presidente da Famurs entre 2018 e 2019. Ele também recebeu uma placa de homenagem dos servidores da Famurs.