CAIBATÉ INTEGRA PESQUISA DE DOUTORADO SOBRE ÁRVORES PAU-FERRO

Árvores de pau-ferro preservadas no Parque de Rodeios de Caibaté farão parte da tese de doutorado do pesquisador Felipe Manzoni Barbosa, estudante da Universidade Federal do Paraná, que esteve no local no dia 02 de fevereiro para coletar ramos férteis com flores que serão depositadas em coleções de herbários. O intuito da pesquisa é mapear pontos de ocorrência da espécie, que é exclusivamente nativa da região noroeste do Rio Grande do Sul e enfrenta ameaça de extinção.

Felipe, que é de Unistalda, Engenheiro Florestal formado pela Universidade Federal de Santa Maria e mestre em Engenharia Florestal pela mesma instituição, observou em sua visita que o Parque de Rodeios de Caibaté e seus arredores apresenta uma das maiores populações (conjunto de indivíduos pertencentes à mesma espécie) de pau-ferro da região, com alta densidade de árvores adultas, fato que será relatado em sua tese.

A pesquisa deve mapear cerca de 50 pontos de ocorrência de pau-ferro no estado. De acordo com Felipe, que já estudou a espécie em seu mestrado, a reprodução das árvores se dá pelo cultivo das sementes da planta fêmea, que devem ser extraídas entre os meses de dezembro e fevereiro, período fértil para reprodução.