PERÍODO DE ESTIAGEM AUMENTA O RISCO DE INCÊNDIOS EM ÁREAS DE MATA E VEGETAÇÃO

A falta de chuvas, que está afetando todo o Estado do Rio Grande do Sul, afetando principalmente nossa região noroeste do estado e se tornando uma das fases mais secas dos últimos 3 anos, aumenta os riscos de ocorrência de incêndios em matas e terrenos. O fogo em florestas, em especial as de reflorestamento, pode causar danos graves ambientais e financeiros.

Ainda nesta segunda-feira (06), próximo ao meio dia, um princípio de incêndio foi registrado, na localidade de Costa do Forte (Interior de Caibaté), mas com a rápida ação da equipe da secretaria de agricultura, o sinistro foi controlado.

O prefeito em exercício Daniel Seffrin Herther ressalta que, tudo que é possível ser feito pelo município, para amenizar essas situações está sendo feito, porém, vale ressaltar que a demanda por água potável para famílias afetadas com a estiagem é muito alta.

Reforçamos o pedido para que TODOS intensifique as ações destinadas à PREVENÇÃO desse tipo de acidente, um simples descuido pode causar um incêndio sem proporções.

Para evitar acidentes, a administração municipal de Caibaté recomenda uma série de ações:
- Não faça queimada para limpeza de terreno ou para destruição de lixo;
- Não jogue cigarros ou fósforos acesos às margens de estradas e rodovias;
- Cuidado com churrasqueiras em áreas de acampamentos e sombras de mata nativa.