ESTIAGEM: MAIS DE 20 BEBEDOUROS PARA ANIMAIS FORAM ABERTOS PELA SECRETARIA DA AGRICULTURA NOS ÚLTIMOS DIAS

O período de estiagem que atinge nosso estado, incluindo o município de Caibaté, causa diversos danos a produtores e pecuaristas. Para ajudar os produtores a reduzirem os impactos da seca, servidores da Secretaria Municipal da Agricultura intensificaram o trabalho na zona rural e têm se dedicado com ainda mais afinco à proteção de fontes de água e à limpeza de bebedouros para matar a sede dos animais.

A Secretaria dispõe de duas retroescavadeiras para os trabalhos, sendo uma recém-adquirida. Somente nas duas últimas semanas, os servidores efetuaram mais de 20 serviços de limpeza de bebedouros (dessedentação animal). “São ações muito importantes porque atenuam um pouco os problemas que os produtores rurais vêm enfrentando”, explica o secretário municipal da Agricultura, Ricardo Castanho Ramos. Os rebanhos mais atingidos são os ovinos, bovinos e suínos.

Ainda segundo Ricardo, o caminhão pipa tem levado água a localidades do interior que não têm mais o que dar de beber ao gado e que não possuem bebedouros, uma vez que a água é colocada em caixas para o uso dos animais.

A Prefeitura Municipal de Caibaté publicou, na última quinta-feira (19), o Decreto Nº 4396/23 que prevê situação de emergência em razão da estiagem, fator que vem se agravando no município e tem causado prejuízos na produção de grãos, como a soja e o milho, afetando principalmente a produção leiteira.