Secretaria da Agricultura coloca todos os maquinários à disposição de produtores rurais prejudicados pela estiagem

A Secretaria da Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente de Caibaté comunica que está com todos os seus maquinários atuando em propriedades rurais do município, a fim de auxiliar produtores a amenizarem os impactos causados pela estiagem que assola a região. Segundo informações repassadas pelo secretário da Pasta, Ricardo Castanho Ramos, neste período, todas as retroescavadeiras trabalham na abertura de bebedouros e o caminhão-pipa leva água para o gado que já passa sede em decorrência da seca dos reservatórios, ocasionada pela falta de chuvas.

Na quinta-feira (19), o prefeito municipal Amauri Pires da Silva declarou situação de emergência em Caibaté, pelo Decreto nº 4396/23. A decisão é justificada, entre outros pontos, pelos índices pluviométricos que não alcançaram nem um quarto do esperado para esta época do ano, já que de 1º de setembro até agora choveu apenas 97 milímetros - período em que a média estimada era de 420 milímetros.

Em decorrência dessa situação, o secretário pede aos moradores do perímetro urbano que não coloquem entulhos em frente às casas, pois suas equipes não conseguirão coletar esses materiais enquanto a estiagem não for amenizada, já que não há maquinários nem pessoal disponível para a realização desse serviço no momento. “Nossa prioridade, agora, é ajudar os agricultores que sofrem com a falta de chuvas e precisam do apoio da Prefeitura”, explica Ricardo.