CAIBATÉ DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DEVIDO À ESTIAGEM

Em decreto assinado nesta quinta-feira (19), o prefeito de Caibaté, Amauri Pires da Silva, declarou situação anormal, caracterizada como situação de emergência na área rural do município, em decorrência da estiagem. A decisão deve-se à falta de chuvas que atinge a Região das Missões e gera grandes prejuízos para Caibaté, que tem na agricultura a base de quase 80% de sua economia, conforme relatório da Secretaria Estadual da Fazenda.

O decreto, de número 4396/23, leva em conta que os índices pluviométricos não alcançaram nem um quarto do esperado para esta época do ano, já que de 1º de setembro até agora choveu apenas 97 milímetros - período em que a média estimada era de 420 milímetros.

A decisão do prefeito firma-se ainda no Relatório de Diagnóstico elaborado pela Comissão Representativa do Setor Agropecuário e em um laudo técnico divulgado pela Emater, onde consta o comprometimento de aproximadamente 50% da safra de soja gaúcha, além de 36% da de milho.