Caibaté é contemplado com três cisternas do Programa Avançar RS

- Interessados na instalação em suas propriedades devem se inscrever até o dia 3 de novembro

O município de Caibaté foi contemplado com a construção de três cisternas, com capacidade de 60 mil litros d’água cada, a serem feitas com recursos do Programa Avançar-RS do Governo Estadual. Interessados no processo de seleção devem se inscrever até a próxima quinta-feira (03), na Secretaria Municipal da Agricultura, Inspetoria Veterinária ou Emater/RS-Ascar.

Poderão participar pequenos produtores pecuários, pessoas físicas que tenham em sua atividade principal a produção leiteira, avicultura, suinocultura e produção de hortifrutigranjeiros, contemplando inclusive assentados da Reforma Agrária, indígenas e quilombolas. Até o início da execução dos serviços, os beneficiários deverão ter à disposição uma área de telhado para a captação de água das chuvas de, no mínimo, 100 metros quadrados, assim como sistemas de calhas e canos instalados, sob sua responsabilidade, para direcionar a água até os reservatórios.

De acordo com o chefe do Escritório Municipal da Emater de Caibaté, Elói Vogt, essas cisternas são reservatórios d’água escavados numa dimensão de 5mx7mx2,5m e revestidos com lona geomembrana. O valor liberado pelo Governo do Estado para a construção de cada uma gira em torno de R$21 mil. A função é acumular água da chuva para ser usada em pequenas irrigações, como horticultura e fruticultura, limpeza de instalações, como estábulos, entre outras finalidades, não sendo viável para consumo humano.

O manual que contempla as diretrizes de programa do Governo referente ao eixo estratégico Irriga+RS/Cisternas, divulgado pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), determina que os municípios interessados em formalizar convênios com o Estado para a instalação de reservatórios em propriedades rurais deverão realizar, até 4 de novembro, a divulgação e seleção de, no mínimo, três beneficiários titulares e cinco suplentes, escolhidos pelo Conselho de Agricultura local. O envio de toda a documentação à Seapdr deve ocorrer de 7 a 11 de novembro.

De acordo com o manual, serão priorizados produtores que residem em municípios atingidos pela estiagem na safra 2021/2022, com decreto de situação de emergência homologado pelo Estado. Dentre os municípios com decretos homologados, terão prioridade os com menor Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese). Caberá ao técnico responsável pelos projetos de cada município validar os locais em que as cisternas serão instaladas. A Emater/RS-Ascar será a responsável pela elaboração dos projetos técnicos.