AMAURI PARTICIPA DE REUNIÃO COM MAIS 350 PREFEITOS DE MUNICÍPIOS GAÚCHOS ATINGIDOS PELA ESTIAGEM

No auditório da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Porto Alegre, o prefeito de Caibaté, Amauri Pires da Silva, participou de reunião de lideranças em busca de soluções e recursos para o enfrentamento da estiagem, na última quinta-feira (17). Além de aproximadamente 350 prefeitos, participaram do encontro deputados, líderes de entidades representativas dos setores econômicos, associações de municípios, secretários estaduais e municipais. O resultado da mobilização foi o lançamento de um manifesto cobrando celeridade na liberação dos recursos prometidos para os produtores rurais.

Entre os requerimentos dos municípios estão os seguintes pontos: 1) urgência na edição da Medida Provisória e aprovação do PLN n.01/2022, referente à complementação do PROAGRO, valores que chegam a aproximadamente R$2,8 bilhões; 2) liberação pelo Governo Federal de R$ 650 milhões para a prorrogação das parcelas de custeios e investimentos para este ano; e 3) máxima urgência na liberação dos valores no âmbito do Programa Avançar, do Governo Estadual, e simplificação das exigências documentais solicitadas.

Em nota, o presidente da Famurs, Eduardo Bonotto, prefeito de São Borja, declarou que “sem o atendimento de tais medidas e disponibilização de recursos, o significativo impacto da estiagem na economia dos municípios, do Estado e de milhares de famílias significará uma crise econômica, sanitária e social significativa para os cidadãos do Rio Grande do Sul. Os impactos são em cascata e que refletirão direta e indiretamente na sociedade gaúcha”.