CONVÊNIO ENTRE MUNICÍPIO E GOVERNO ESTADUAL CONTEMPLA DEZ PROPRIEDADES CAIBATEENSES COM ABERTURA DE MICROAÇUDES

Um convênio firmado entre o Governo do Estado e o Município de Caibaté beneficiará propriedades rurais com a oferta de horas-máquina para a escavação de dez microaçudes. A iniciativa atende a um pedido do prefeito Amauri Pires da Silva e do vice Daniel Seffrin Herther, levado à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e integra o Plano de Ação do Governo Estadual visando à redução dos efeitos causados pela estiagem.

A partir de demandas apresentadas pelos municípios, o Governo beneficiará, por meio de convênios, cerca de 400 cidades gaúchas que decretaram situação de emergência. Para Caibaté, foram disponibilizadas 24 horas-máquina para cada açude, totalizando 240 horas de serviço, num investimento aproximado de R$80 mil.

A seleção dos produtores rurais contemplados foi feita por meio de análise prévia da Emater/RS-Ascar em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente. De um primeiro levantamento entre inscritos, foram identificadas 15 propriedades aptas, legalmente, às escavações. A partir disso, foi chamado o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) para uma reunião (foto), realizada na quarta-feira passada (02), que decidiu pelo sorteio de dez beneficiados. São eles: Luiz Atanasio Schneider, Dejalmir Lamberty de Oliveira, Milton Jorge Pires, Celi Machado Dresch, Valmir José Sobucki, Kaue Cavalini Bettio, Cristian de Castro Leal, Rodrigo Bender, João Sefstrom Torres e Leo Bernardo Strieder.

Após a definição dos beneficiários, o chefe do escritório municipal da Emater, Elói Vogt, e o diretor da Divisão de Meio Ambiente do Município, Ricardo Castanho Ramos, trabalham nos projetos e licenciamentos ambientais que precisam ser entregues ao Governo do Estado para repasse dos recursos a fim de que uma empresa terceirizada possa ser contratada para a execução das obras.