SECRETARIA DA AGRICULTURA OFERECE SUPORTE PARA PRODUTORES CAIBATEENSES INVESTIREM EM SUINOCULTURA

O diretor da Divisão de Meio Ambiente de Caibaté, Ricardo Castanho Ramos, recebeu na quinta-feira passada (24) representantes da empresa de construção civil Arteplan e de equipamentos Implantec que vieram ao município trazer orçamento a três produtores rurais interessados em investir no ramo da suinocultura, por meio de integração com a Estrela Alimentos, empresa de frigoríficos com filial instalada em São Luiz Gonzaga. A iniciativa é intermediada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, com o intuito de incentivar a diversificação produtiva como forma de incrementar a renda no meio rural.

Para dar início à atividade, os três produtores caibateenses interessados planejam construir pavilhões apropriados, seguindo normas técnicas; a criação somada nas três propriedades, inicialmente, deverá ser de 3,5 mil suínos. A Prefeitura de Caibaté, por meio da Secretaria da Agricultura, oferece suporte ao setor, com serviço de terraplanagem para construção da infraestrutura necessária e ainda no licenciamento ambiental, que pode ser feito pelo Departamento de Meio Ambiente do Município para propriedades com até 1,5 mil suínos.

De acordo com Ricardo, a ideia da produção integrada teve seu pontapé em reunião realizada em janeiro, no Auditório da Cermissões, com presença de representantes de diversos setores envolvidos no ramo. Em fevereiro, a Prefeitura e a Estrela Alimentos proporcionaram uma visita técnica a propriedades de Entre-Ijuís e Eugênio de Castro; na ocasião, os visitantes caibateenses puderam visualizar a infraestrutura e a metodologia produtiva, além de tirar dúvidas com suinocultores que já trabalham de forma integrada com o frigorífico. Interessados na atividade podem entrar em contato com a Secretaria da Agricultura de Caibaté pelo 3355-1037.