PREFEITURA INFORMA SOBRE ABASTECIMENTO D'ÁGUA POR POÇOS ARTESIANOS NO INTERIOR DE CAIBATÉ

A Prefeitura de Caibaté lamenta os problemas com desabastecimento d’água enfrentados no interior do município nos últimos dias e garante que medidas estão sendo tomadas, constantemente, para garantir melhores condições de abastecimento às comunidades. A atual demanda de manutenção dos nossos 25 poços artesianos, infelizmente, é maior que a capacidade de atendê-la, apesar de termos uma equipe específica da Secretaria de Obras que trabalha em tempo integral com as redes d’água - inclusive aos finais de semana.

Neste período de estiagem, no entanto, os problemas com abastecimento d’água têm se agravado em todos os aspectos e as próprias bombas acabam sobrecarregadas, gerando mais manutenção. Neste último final de semana, três poços artesianos apresentaram defeito ao mesmo tempo, dificultando o trabalho do nosso pessoal que, na maioria dos casos, precisa acionar o suporte de empresas especializadas de fora do município, as quais também estão sobrecarregadas visto que os defeitos nas redes têm aumentado não apenas em Caibaté, mas toda nossa região.

Para amenizar esse tipo de problema, foram perfurados, no fim do ano passado, novos poços artesianos nas localidades da Linha Santo Ângelo e Linha Caaró, que deverão atender a aproximadamente 30 e 50 famílias, respectivamente. Esses poços só não estão completamente instalados porque, devido à estiagem, os esforços em pessoal e maquinários estão concentrados em atender às demandas dos agricultores, principalmente no que se refere à manutenção de bebedouros, que é a prioridade no momento. Nesta semana, teve início a abertura de mais um poço artesiano para abastecer a Piscina e arredores, em uma parceria entre Município de Caibaté, Sociedade Cisne Negro, Real Masters e Associação de Moradores da Vila Lago Azul (zona rural). Além disso, já foram encaminhados ao Governo do Estado pedidos para abertura de mais dois poços, sendo um para o Assentamento Nossa Senhora Aparecida e outro para a Linha Passo Novo.

A Prefeitura pede compreensão e paciência da sociedade neste momento de dificuldades enfrentado pela seca que assola o município e recomenda que cidadãos residentes na zona rural tentem providenciar, assim que possível, a instalação de caixas d’água, a fim de evitar que defeitos nos poços gerem transtornos instantâneos às residências. Para maiores esclarecimentos ou solicitações, colocamos nossas equipes à disposição, assim como o telefone da Prefeitura (3355-1300) e das Secretarias de Obras e Agricultura (3355-1037).