PREFEITO E VICE ENTREGAM EM MÃOS À MINISTRA DA AGRICULTURA REIVINDICAÇÕES CAIBATEENSES PARA CONTER PREJUÍZOS CAUSADOS PELA ESTIAGEM

Esteve no auditório da URI, em Santo Ângelo, na manhã desta quarta-feira (12), a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Correa da Costa Dias, em reunião realizada com políticos e lideranças do setor agropecuário gaúcho para tratar dos problemas socioeconômicos decorrentes da estiagem. Na ocasião, o prefeito Amauri Pires da Silva e o vice Daniel Seffrin Herther entregaram em mãos, à ministra, um ofício contendo reivindicações de Caibaté a serem encaminhadas ao Governo Federal, a fim de diminuir os impactos dos estimados R$50 milhões de prejuízos causados pela seca no município até o momento.

As solicitações do ofício - redigido por Daniel, que além de vice-prefeito é engenheiro agrônomo e produtor rural - compreendem: 1. prorrogação do prazo para pagamento de dívidas dos produtores rurais, além de linhas de crédito e subsídios ao setor agropecuário; 2. recursos federais para manter as condições de abastecimento d’água para consumo humano e dessedentação animal (projetos de irrigação, poços artesianos, açudes, bebedouros, etc); 3. cestas básicas para famílias de baixa renda afetadas pela baixa produtividade rural.

Após ouvir as manifestações e pedidos das lideranças presentes, a ministra afirmou que trouxe a Santo Ângelo uma equipe técnica altamente capacitada para ouvir as demandas, retornar a Brasília e tomar atitudes severas imediatas a fim de auxiliar o setor agrícola gaúcho com ações de curto, médio e longo prazo. Tereza Cristina apontou que o Brasil vive um atraso cultural em relação à irrigação, que precisa ser corrigido com novas tecnologias, e colocou o Governo Federal à disposição para dar suporte aos produtores rurais afetados.

Além da ministra, participaram da reunião também o vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, a secretária estadual da Agricultura, Silvana Covatti, o senador Luis Carlos Heinze (por videochamada), diversos deputados - dentre eles Ubiratan Sanderson, Pedro Westphalen, Ernani Polo e Osmar Terra -, o presidente da Famurs, Eduardo Bonotto, o presidente da Fecoagro e da Coopatrigo, Paulo Pires, além de representantes de diversas outras instituições do agronegócio - como Emater, Farsul e Fetag - e prefeitos de diversos municípios gaúchos.