OITO PROPRIEDADES RURAIS DE CAIBATÉ SERÃO BENEFICIADAS POR NOVO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA OFERECIDO PELO SENAR

Foi realizado no Sindicato Rural de São Miguel das Missões, na última quinta-feira (02), o lançamento do Programa de Assistência Técnica Gerencial (ATeG), oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que beneficiará trinta produtores rurais, sendo oito de Caibaté e os demais de São Miguel das Missões. O Programa é coordenado em Caibaté pela médica veterinária Lisane Kolling, que fez o encaminhamento junto da veterinária e presidente do Sindicato Rural do município vizinho, Gláucia Ferigolo. Do evento, participaram o prefeito de Caibaté, Amauri Pires da Silva, as veterinárias coordenadoras, representantes de agências bancárias de ambos os municípios, além de lideranças políticas e sociais ligadas ao agronegócio.

De Caibaté, as propriedades rurais dos seguintes agricultores foram contempladas e participarão do ATeG pelo período de dois anos: Isabela Friedrich Ribas, Dionei Pires, Juares Noro, Bibiana Lubini, João Pimentel, Jean Paulo Back, Gian Toni Brutti e Roni Oneide Muller da Silva. O ATeG será operacionalizado por um técnico do Senar que fará visitas mensais a cada uma das propriedades inscritas, com apoio das prefeituras municipais e do Sindicato Rural.

Durante seu pronunciamento no lançamento do Programa, o prefeito Amauri Pires da Silva destacou a importância de os municípios proporcionarem aos produtores rurais espaços de aprendizado contínuo para que possam otimizar a produção agrícola e os ganhos das propriedades. “Nossos agricultores alavancam o PIB do nosso país. Mas, a agricultura hoje já não tem mais lugar para amadores. Neste mundo competitivo, o produtor precisa ir atrás de assistência técnica, de informações corretas, da profissionalização e da atualização constante”, destacou o prefeito, agradecendo ao Senar e às veterinárias pela iniciativa e parabenizando os produtores que integram o Programa.

De acordo com o supervisor estadual do Senar, Gelso Dal Belo, o diferencial do ATeG em comparação com outros programas executados anteriormente em Caibaté e região diz respeito ao gerenciamento da propriedade. “O Programa tem como foco a gestão e vem justamente para chamar a atenção dos produtores para terem controle total da propriedade, em especial do custo de produção, para que os produtores aprendam a dar mais atenção à administração do negócio rural”, explica o supervisor.

No cerimonial do evento, houve espaço também para uma homenagem à Lisane, por parte de representantes do Senar, Sistema Farsul e Sindicato Rural de São Miguel das Missões, que entregaram à veterinária um mimo como forma de agradecimento pela dedicação e confiança na mobilização e busca do crescimento dos produtores rurais da região missioneira.