SILO SECADOR ESTÁ SENDO CONSTRUÍDO NA LINHA PASSO NOVO COM APOIO DA EMATER E DA PREFEITURA MUNICIPAL

Estão em construção, na propriedade rural da família Freiberger, localizada na Linha Passo Novo, dois silos em alvenaria armada com função de secagem e armazenagem de grãos. A obra, iniciada em agosto, recebe apoio da Prefeitura de Caibaté - com serviços de máquinas -, além de projeto e assistência técnica do chefe do escritório municipal da Emater/RS-Acar, Elói Vogt, mostrando-se como um projeto inovador que promete aumentar a qualidade dos grãos estocados com redução de custos produtivos. Segundo o produtor Jean Freiberger, os silos estão sendo feitos com o objetivo de secar e armazenar a produção de milho da propriedade e devem comportar até 859 sacas cada um. A expectativa é finalizar a obra até o fim deste ano. De acordo com informações da Emater, com esse tipo de silo, o custo de secagem e aeração dos grãos é menor. O uso de ar natural preserva as qualidades dos produtos colhidos, seja para consumo humano ou animal. O gasto com transporte dos grãos fica menor e há menor perda por ataque de pragas, principalmente de insetos, e uma menor contaminação por fungos; consequentemente, diminui o risco de produção de micotoxinas nos grãos utilizados tanto para consumo humano quanto para fabricação de rações.