Irrigação é aliada na produção diversificada de alimentos em Caibaté

No início deste mês, foi aprovado na Câmara de Vereadores de Caibaté o Projeto de Lei 49/21, do Poder Executivo, que concede incentivo em serviços de hora-máquina para irrigação de pequenas propriedades rurais. Essa iniciativa da Administração Municipal visa auxiliar produtores rurais que enfrentam dificuldades neste período de seca. Em Caibaté, a irrigação é incentivada por ações da Prefeitura em parceria com a Emater/RS-Ascar. Além de ser muito aproveitada em lavouras e pastagens, a técnica tem chamado atenção também para garantir a produção diversificada de alimentos, contribuindo para ganhos em saúde e economia.

A Emater aderiu à proposta do Ano Internacional das Frutas e Verduras, instituído pela FAO/ONU, e busca sensibilizar para a importância da produção e do consumo de frutas e verduras. Diante disso, são desenvolvidas atividades e divulgadas orientações técnicas com o propósito de incentivar produtos vegetais frescos, de forma sustentável, contemplando também orientações acerca de tecnologias que facilitam a produção de alimentos para autoconsumo, a exemplo da irrigação.

O Projeto aprovado recentemente em Caibaté determina o desconto de 50% na prestação de serviços de hora-máquina, com equipamento, pessoal e custos por conta do Município. Para se inscrever, o produtor deve ter, no máximo, quatro módulos rurais e projeto técnico aprovado pela Emater; além disso, o projeto de área irrigável não pode ser superior a dez hectares.

Para incrementar os incentivos, a Secretaria Municipal da Agricultura oferece o licenciamento ambiental para projetos de irrigação em âmbito municipal, para áreas de até 10 hectares. O diretor da Divisão de Meio Ambiente, Ricardo Castanho Ramos, responsabiliza-se pelo licenciamento ambiental, tanto de instalação quanto de operação dos projetos.

Com a consciência da importância de uma alimentação diversificada e saudável, a produtora Maria Regina Leal, do Rincão da Conceição, oferece atenção especial à horta que enriquece a alimentação de sua família. Inicialmente, o sistema de irrigação havia sido implantado na pastagem da propriedade, a partir do desejo do filho em garantir maior disponibilidade de forragens aos animais. Em visita técnica do extensionista da Emater/RS-Ascar Elói Vogt surgiu a ideia de aproveitar também o sistema para irrigar as plantas na horta. “Estou muito feliz e contente com a ideia. Agora não ficamos só dependendo do clima, sei que vamos plantar e colher porque teremos água suficiente.
Recentemente plantei beterrabas e, com a irrigação, estão lindas”, comemora a agricultora.

A extensionista social da Emater/RS-Ascar Marisa Danielsoon relata que a equipe municipal também está contente ao perceber os resultados da irrigação e poder contribuir com a segurança e soberania alimentar desta família, sendo que a Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) segue à disposição dos interessados em produzir alimentos com conhecimento, tecnologia e sustentabilidade.

Fonte: Jornalista Deise Froelich - Emater/RS-Ascar Regional de Santa Rosa / Adaptado