CAIBATÉ É CONTEMPLADO COM ETAPA INÉDITA DO PROJETO INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA

O prefeito Amauri Pires da Silva assinou, na manhã desta terça-feira (04), o Convênio de Cooperação que dá início à segunda etapa do projeto Integração Lavoura-Pecuária (ILP), para o qual Caibaté foi contemplado, de forma inédita, com participação de 15 produtores rurais. O termo foi assinado entre a Prefeitura de Caibaté, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O foco desta nova modalidade do projeto é capacitar profissionais para otimizarem a comercialização dos produtos agrícolas e a inserção de novas tecnologias nas propriedades rurais. A operacionalização deve ter início em meados de maio, com duração de dois anos.

Segundo informa a médica veterinária do Município, Lisane Kolling, indicada pelo prefeito Amauri e pelo secretário da Agricultura, Roberto Both, para coordenar a iniciativa em nível municipal, Caibaté foi contemplado com o chamado pós-ILP devido aos bons resultados que os produtores tiveram na primeira etapa, realizada há alguns anos no município. A ideia agora é aprofundar ainda mais os conhecimentos dos produtores que já receberam a formação inicial, apostando em atividades teóricas online e aplicações práticas a campo. “Estamos muito empolgados, enquanto Administração Municipal, e temos certeza que vai ser um sucesso para os produtores de Caibaté, que farão cada vez mais a diferença, sendo referência aos demais produtores”, destaca Lisane.

O objetivo desta modalidade é tratar especificamente das questões mercadológicas dos produtos. “Vamos fazer análises e planejar, junto com os produtores, a melhor forma de potencializar os ganhos dessas propriedades utilizando melhor as ferramentas de comercialização, tanto de compra quanto de venda, a fim de alcançarmos sustentabilidade e os melhores resultados financeiras nas propriedades”, explica a gestora de projetos do agronegócio do SEBRAE/RS, Eloísa Muxfeldt Arns, que também participou da reunião com o prefeito para oficializar a adesão do município ao projeto. “No agro, não existe mais espaço para aventuras e amadorismo. O que precisamos é de profissionalização, com resultados econômicos nas propriedades”, ressaltou o supervisor do Senar/RS, Diego Coimbra.

O prefeito Amauri e o secretário Roberto agradeceram à Lisane e aos representantes do Sebrae e do Senar por viabilizarem a participação do município neste programa inovador em nível nacional e colocaram a Prefeitura à disposição para colaborar no desenvolvimento de novos projetos junto aos produtores rurais caibateenses.