DEZ PROPRIEDADES RURAIS SERÃO BENEFICIADAS COM CONSTRUÇÃO DE AÇUDES NO MUNICÍPIO

Um esforço conjunto da Prefeitura com o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar foi responsável por beneficiar dez produtores rurais de Caibaté com a abertura de açudes em suas propriedades. A ação faz parte do Programa Estadual de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural - da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural - e o município foi contemplado em função da situação de emergência causada pela estiagem de 2020.

O primeiro açude começou a ser aberto na manhã desta segunda-feira (11), na propriedade de Ivo Bentz, na Costa do Forte. O prefeito Amauri Pires da Silva, acompanhado do secretário de Agricultura Roberto Both e da médica veterinária Lisane Kolling, foi até o local acompanhar a obra.

De acordo com o chefe do escritório municipal da Emater, Elói Vogt, os produtores beneficiados foram selecionados previamente pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Caibaté (Conder), por meio de uma lista de espera de inscritos em 2017, que tiveram projetos encaminhados e aprovados pela Emater.

Estima-se que a construção dos dez açudes seja concluída em aproximadamente três semanas. Cada um deles terá cerca de 1,6 mil metros cúbicos, em 24 horas/máquinas executadas.

Para o prefeito Amauri, a abertura desses açudes veio em um bom momento para ajudar na subsistência e geração de renda de produtores de diferentes localidades do município, que já aguardavam há anos a execução destas obras.

O secretário Roberto explica que os açudes servirão tanto para piscicultura quanto para pequenas irrigações, agregando valor às propriedades rurais e incentivando os produtores a impulsionarem a comercialização dos excedentes.

Confira a lista dos produtores beneficiados:

Ivo Bentz

Valdemar Ramos da Silva