INICIADA 2ª ETAPA DA VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA

Teve início na sexta-feira, dia 1º, a segunda fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Pelo menos 87 milhões de cabeças, entre bovinos e bubalinos, devem ser vacinados nessa fase. A projeção é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A segunda etapa irá até o dia 30 de novembro.
Conforme informado, neste ano, a vacina teve alterações na sua formulação, com redução na dosagem de aplicação, de 5 para 2 ml – a vacina passou a ser bivalente, permanecendo a proteção contra os vírus tipo A e O e removido o tipo C.
“Serão utilizadas As vacinas com 2 ml, que são bivalentes, com os vírus do tipo A e O. A sua composição é diferente da utilizada nas campanhas passadas, especialmente para diminuir a formação de abscessos e, mantendo o mesmo nível de proteção dos animais”, informa o Ministério.
Segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) a campanha de vacinação contra a febre aftosa realizada em maio último, que teve a bipartite, foi muito bem sucedida. “Foram mais de 210 milhões de doses aplicadas”, informa o Sindan.
Em Caibaté a vacinação contra a febre aftosa para os animais engloba mais de 160 produtores e um universo de cerca de 1000 animais. Destaca-se que todos os terneiros de 0 a 24 meses é obrigatório a vacinação. Vacinas podem ser adquiridas na Agrogalpão do Mota e junto a Coopatrigo.
Produtores não deixe para última hora para realizara a vacinação nos animais.
Mais informações podem ser obtidas com a Médica Veterinária Lisane Kolling junto a Inspetoria Veterinária de Caibaté.