TERMINOU A TEMPORADA DE PODAS DE ÁRVORES

Com a chegada da primavera desde o dia 23 de setembro, findou-se a temporada de podas de árvores.
Muitas pessoas acham que com a queda das folhas dos galhos das árvores, tem que se fazer a poda das mesmas, isto é totalmente errado, pois é um ciclo que passa a árvore, podendo até matar a árvore.
De maneira fácil de compreender o período certo para se realizar as podas das árvores, o Engenheiro Agrônomo da Prefeitura Municipal Ricardo Castanho Ramos explica que “ As podas se realizam nos meses que não se tem a letra R em seu nome, são eles: maio, junho, julho e agosto”, ficando fácil a compreensão. Nestes, a planta se encontra em repouso, facilitando assim sua regeneração. “Somente em casos emergenciais poderá ser feita fora do período”, informa Ricardo.
A poda não pode ser realizada todos os anos, pois podas sucessivas, nos mesmos pontos dos galhos resultam no “envassouramento”, com vários galhos saindo do mesmo local. “Isto poderá resultar em um fluxo de seiva insuficiente e no enfraquecimento dos ramos, comprometendo a saúde das árvores, tornando-as raquíticas, ocas e até provocando a sua morte”.