MUNICÍPIO REALIZA CERIMÔNIA PARA ACOLHIDA DO FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA

Na tarde desta segunda-feira (16), integrantes do Grupo Escoteiros Caiboathê e da escolinha de futebol do Município receberam, na entrada da cidade, representantes da Liga da Defesa Nacional, em ato cívico que incluiu Caibaté na 84ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, antecedendo as celebrações para o 07 de setembro, Dia da Independência do Brasil. A cerimônia de recepção da centelha patriótica aconteceu em frente à Prefeitura e homenageou o antigo soldado Luiz Herther da Silva.

Participaram do ato cívico o prefeito Amauri Pires da Silva, o vice Daniel Seffrin Herther, o presidente do Legislativo Léo Arnildo Willers, o diretor institucional da Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul Gilmar Sousa Chagas, vereadores, diretores e vice-diretores das instituições de ensino, servidores municipais e sociedade civil.

A Liga da Defesa Nacional é uma entidade centenária que busca realçar o patriotismo e incentivar a prática do civismo. O tema estadual da Corrida do Fogo Simbólico deste ano celebra a participação dos gaúchos na 2ª Guerra Mundial. Em consonância com o tema, a Administração Municipal de Caibaté homenageou o pracinha Luiz Herther da Silva que, em meados da década de 40 foi convocado pela Força Expedicionária Brasileira para defender os interesses nacionais na 2ª Guerra e, mesmo sem ter participado efetivamente dos conflitos, demostrou coragem e bravura na defesa da Nação.

O acendimento do fogo simbólico aconteceu no último sábado (14), em Porto Alegre. Nesta segunda-feira, iniciou-se a distribuição da centelha a vários municípios gaúchos. Em Caibaté, a chama será guarnecida pela Brigada Militar até a Semana da Pátria.