EXPEDICIONÁRIOS QUE VIAJAM COM CARROS ANTIGOS VISITAM PONTOS TURÍSTICOS DE CAIBATÉ

• ...

Assunto: Cultura  |   Publicado em: 06/01/2021 às 19:07   |   Imprimir

Caibaté recebeu, nesta terça (05) e quarta-feira (06), um grupo de viajantes que percorre a América Latina a bordo de veículos antigos e, desta vez, decidiu conhecer as belezas e a história da nossa região. Acampados no Santuário do Caaró, os integrantes da Jornada Peabiru foram recebidos pela chefe da Sessão de Cultura e Turismo do Município, Vivian Copetti, e pelo padre do Santuário, Danilo Hertz. Participaram da recepção também a caibateense Fernanda Schwaab e o Eduardo Werner Roselli, que são digital influencers do canal Treinando Por Aí.

Saindo de Curitiba no último sábado (02), com três ônibus motor home, seis carros, um caminhão e uma ambulância, a Jornada Peabiru chegou no Caaró na terça-feira à tardinha. Na quarta, o grupo foi acompanhado pela equipe da Prefeitura Municipal em um passeio por pontos turísticos do município. Visitaram Museu do Brizola e Cutelaria Missioneira, Museu do Charlei, Monumento aos Três Mártires da Praça Viru Kliemann, Casa de Pedra da Família Kliemann e Cascata Conceição.

De acordo com Julio Guidolin, integrante da expedição, o grupo Peabiru existe há três anos e costuma trafegar duas vezes ao ano com cerca de 30 veículos em rotas pelo Paraguai, Peru, Argentina, Bolívia, caminho percorrido antigamente pelo povo inca. Em razão da pandemia de coronavírus, desta vez o grupo é menor e restringe a rota apenas ao sul do Brasil. “Buscamos contato com a natureza, conhecer novos lugares e novas pessoas”, explica. Quando questionado sobre o que mais chamou atenção na região missioneira, Julio responde: “O meio ambiente, a paisagem, o ar. Tudo é muito limpo. Percebemos que, aqui, vocês têm mais qualidade de vida”.

Vivian Copetti aponta que a história da Jornada Peabiru tem muito em comum com a história missioneira, o que fez com que o grupo se identificasse muito com a região. “A Administração de Caibaté agradece a visita e se coloca à disposição de outros grupos que tenham interesse em conhecer melhor nossa cultura e nossa história”, destaca.