LIDERANÇAS REALIZAM REUNIÃO NO SANTUÁRIO DO CAARÓ A FIM DE VIABILIZAR RECURSOS PARA INVESTIMENTOS ESTRUTURAIS

Foi realizada no Santuário do Caaró, na manhã de quarta-feira (30), reunião entre lideranças políticas e religiosas da região missioneira, convocada pela chefe da Seção de Cultura e Turismo de Caibaté, Vivian Copetti. Como pauta principal foram tratadas alternativas para buscar recursos para investimentos na infraestrutura do local.

Participaram do encontro o prefeito Amauri Pires da Silva, o bispo Dom Liro Vendelino Meurer, o padre responsável pelo Santuário, Danilo Hertz, o engenheiro eletricista Álvaro Theisen, a assessora do deputado Osmar Terra, Nara Damião, o historiador José Roberto de Oliveira, além de outros sete padres de municípios vizinhos, servidores públicos e líderes sociais interessados em incentivar o turismo religioso na região.

Na ocasião, Vivian e a engenheira civil da Prefeitura, Eloísa Vogt Kern, apresentaram um projeto chamado "Caminho do Peregrino”, elaborado pela Administração Municipal com o apoio de Álvaro, que será encaminhado ao Governo do Estado visando a angariar recursos. Além de apresentarem sugestões a esse projeto, os participantes apontaram a necessidade de obras no acesso asfáltico ao Santuário, reformas no Trevo do Caaró, ampliação do palco, construções para hospedaria, auditórios, estacionamentos, aumento da equipe de trabalho, entre outros pontos.

A ideia é formular projetos de engenharia para serem encaminhados aos governos estadual e federal, como também a parlamentares, incentivando-os a direcionarem recursos para a execução. Outro aspecto que deve gerar oportunidades para o setor é a aprovação do projeto de lei que institui o Programa Estadual de Apoio e Fomento às Atividades de Valorização e Resgate Histórico das Missões Jesuítico-Guarani (Pró-Missões), que tramita na Assembleia Legislativa desde 2019 e deve ser votado em breve.