CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO REALIZA REUNIÃO NA PREFEITURA

O CONSELHO DE TURISMO DE CAIBATÉ - COMTUR E A CHEFE DE SEÇÃO DE CULTURA E TURISMO VIVIAN FRIEDERICHS COPETTI REUNIRAM-SE NO DIA 09 DE FEVEREIRO NA SALA DE REUNIÕES para deliberar as ações a serem implementadas, membros ativos, posicionaram-se frente a uma política restauradora, com objetivos únicos. Foi abordado o tema sobre o Plano Municipal de Turismo 2021/2023, com as atividades previstas para o período, bem como a projeção de novos atrativos e locais a serem visitados tendo como norte oportunizar um maior valor agregado a maior atração de Caibaté e suscitar a criação de novas opções de lazer e entretenimento para visitantes e moradores locais. Na última seção da Câmara de Vereadores de Caibaté foi aprovado por unanimidade a alteração do regimento interno da secretaria de Cultura e Turismo, comprovando a dotação orçamentária anual – LOA e do quadro de detalhamento de despesa – QDD vigentes.
O Setor de Cultura e Turismo de Caibaté, por meio da Chefe de Seção vem articulando ações junto a lideranças regionais, posicionar o município frente a atender à solicitação do Ministério do Turismo, para que se cumpra a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro 2022, conforme portaria MTUR N° 41, de novembro de 2021 e suas atualizações, no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo. O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de ordenamento que auxilia no desenvolvimento de políticas públicas, categorizando cada município através de requisitos inerentes ao seu desenvolvimento. Será um marco ao município fazer parte, e ter o benefício de receber recursos. O Governo Federal e a Política Nacional de Turismo, estabelecida pela lei 11.771/2008, tem dentre os seus princípios a regionalização do turismo. Esta trabalha sob a perspectiva de que mesmo um município que não possui uma clara vocação para o turismo - ou seja, que não recebe o turista em seu território - pode dele se beneficiar, se esse município desempenhar um papel de provedor ou fornecedor de mão-de-obra ou de produtos destinados a atender o turista. O trabalho regionalizado permite, assim, ganhos não só para o município que recebe o visitante, mas para toda a região.
Com este intuito desde 2019 trabalha-se para atingir os objetivos do Mapa do Turismo Brasileiro, para tanto deveu-se alterar o regimento interno da secretaria de Cultura e Turismo, necessitando comprovação de dotação orçamentária anual – LOA e do quadro de detalhamento de despesa – QDD vigentes; fato esse aprovado por unanimidade na Câmara dos Vereadores dia 7 de fevereiro 2022, passando a vigorar na data da sua publicação.