SECRETÁRIA DA SAÚDE PARTICIPA DE ANÁLISE DE ALUNOS DA ESCOLA JOSÉ ADOLFO SOBRE DOENÇAS COMUNS NA POPULAÇÃO DE CAIBATÉ

• Assunto: Saúde  |   Publicado em: 14/12/2021 às 12:06   |   Imprimir

A Secretária Municipal de Saúde e Ação Social, Renata Batista Ely, participou de um encontro na Escola Estadual de Educação Básica José Adolfo Meister, a convite de alunos do 2º ano A e da professora Angelita Lopes Dahmer, na manhã de segunda-feira (06). Na ocasião, foram feitas apresentações de trabalhos escolares realizados com base em dados de consultas e agendamentos nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do município, com o objetivo de identificar quais as comorbidades que mais acometem a população caibateense.

Nos trabalhos apresentados, os alunos demonstraram que a hipertensão arterial, a diabetes mellitus, as hiperlipidemias e a ansiedade são as principais comorbidades que geram busca por atendimento nas unidades de saúde de Caibaté. Além disso, desenvolveram um plano que deve ser trabalhado com grupos a fim de auxiliar na prevenção dessas doenças, oportunizando melhor qualidade de vida à população caibateense.

A secretária agradece o convite dos alunos e da professora Angelita e os parabeniza pela iniciativa de estudar e entender melhor os problemas de saúde que acometem os cidadãos do município. Renata ainda convidou-os para, em 2022, firmarem parceria com a Prefeitura a fim de colocar em prática as ideias propostas pelos trabalhos junto aos grupos de atendimento a hipertensos, diabéticos e saúde mental.

“São ações assim que fortalecem o vínculo e a preocupação com a saúde da nossa população, permitindo aos alunos terem conhecimento das doenças e possibilitando que trabalhem em si mesmos e junto de suas famílias uma melhor qualidade de vida, baseada em uma alimentação saudável e na inserção de algum tipo de atividade física no rotina de cuidados”, aponta a secretária.

Participaram da atividade os seguintes alunos: Norton, Márcia, Allana, Fátima, Yasmim, Alana, Dandara, Laura, Lorenzo, Tiago, Bruna, Calebe, Claudia, Diego e Larissa.