CONFIRMAÇÃO DE DENGUE E CHIKUNGUNYA EM SÃO NICOLAU COLOCA REGIÃO EM ALERTA; PREFEITO RECOMENDA INTENSIFICAR CUIDADOS EM CAIBATÉ

• ...

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 08/04/2021 às 16:33   |   Imprimir

O Prefeito de Caibaté, Amauri Pires da Silva, foi notificado ontem (07) da confirmação de um surto de dengue e febre chikungunya e ainda suspeita de zika vírus no município de São Nicolau, na Região das Missões. Apesar de não haver casos de nenhuma dessas doenças em Caibaté, a notícia alerta para a necessidade de redobrar os cuidados com água parada, a fim de impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor dessas doenças. Os sintomas das doenças, aliás, são parecidos com os da Covid-19, o que dificulta o diagnóstico.

Segundo o prefeito, a Vigilância Sanitária de Caibaté atua constantemente para auxiliar a população na eliminação dos focos de água parada nos locais públicos e nas residências, mas ainda assim persiste a reprodução do Aedes aegypti no município, o que representa risco de possível contaminação. “Todo mundo lembra do surto de dengue que aconteceu em 2015 em Caibaté e não queremos, jamais, que essa situação retorne. Hoje, com a pandemia, se mais pessoas procurarem os hospitais da região, que já estão lotados, será um caos. Por isso, pedimos a colaboração de todos”.

“A contaminação se dá a partir do momento que o mosquito picar uma pessoa contaminada com alguma das doenças e depois picar outra pessoa; assim começa o ciclo de contaminação”, explica a secretária municipal da Saúde de Caibaté, Renata Batista Ely, que pede que a população não deixe nenhum resquício de água parada nos pátios. “Assim como a Covid, essas doenças matam também e deixam sequelas. Uma das sequelas da zika vírus em gestantes é a microcefalia em recém-nascidos, e isso é muito triste”, complementa.

Em São Nicolau, os índices de infestação do mosquito Aedes aegypti são altíssimos, segundo informa o coordenador da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Iury Sommer Zabolotsky. Isso facilita a rápida proliferação das doenças em São Nicolau e representa riscos para os municípios vizinhos. Dores nas articulações, febre e vermelhidão na pele são os principais sintomas apresentados pelos moradores locais.