CAIBATÉ JÁ APLICOU PRIMEIRA DOSE EM 30% DA POPULAÇÃO AUTORIZADA A RECEBER VACINA CONTRA COVID-19

• ...

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 06/04/2021 às 15:52   |   Imprimir

A Secretaria da Saúde de Caibaté imunizou 1.095 pessoas, de janeiro até agora, com ao menos uma dose da vacina contra o coronavírus, de um total de aproximadamente 3.500 caibateenses maiores de 18 anos que estão autorizados pelo Ministério da Saúde a receber as vacinas liberadas no país. Com isso, alcançamos 30% da população municipal autorizada já vacinada com a primeira dose, uma porcentagem bem acima da média nacional.

Desse percentual, 176 cidadãos já receberam aplicação das duas doses da vacina e mais cerca de 230 devem ser vacinados com a segunda dose entre esta semana e a semana que vem. Segundo informações da enfermeira da Estratégia de Saúde da Família (ESF) 1, Anelise Neuberger, nesta quinta-feira (08), as equipes voltarão a realizar visitas a domicílio para aplicação da segunda dose em idosos com 75 anos ou mais vacinados a partir de 11 de março.

O processo de vacinação em Caibaté está adiantado se comparado às médias nacional e estadual, que giram em torno de 10% de população vacinada. O prefeito Amauri Pires da Silva credita o sucesso da vacinação às estratégias traçadas pela Secretaria Municipal da Saúde, à organização eficiente dos servidores municipais e à população caibateense que colabora para o bom andamento do processo de vacinação.

A médica Nathália Nascimento Fontoura, que atua no Centro-Covid Municipal, chama atenção, no entanto, ao fato de que os cuidados devem seguir após a imunização, já que mesmo quem tomou as duas doses ainda pode contrair o vírus. “A vacina não é esterilizante, ela não impede que a pessoa pegue o vírus, impede a progressão grave da doença”. A médica destaca ainda que não existem estudos concluídos sobre a eficácia das vacinas no combate às novas variantes do coronavírus. Portanto, o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social seguem sendo necessários.

Em Caibaté, a faixa populacional já vacinada concentra idosos de 63 anos ou mais, além de profissionais da saúde e da segurança pública.  Em boa parte dos idosos, a aplicação foi feita diretamente nas residências, tanto na cidade quanto no interior, a fim de evitar o deslocamento e agilizar o processo. As vacinas recebidas pelo município até agora foram a Coronavac e a Astrazeneca.