Caibaté integra grupo de municípios que dará suporte à criação de cinco novos leitos de UTI para o Hospital Santo Ângelo

• ...

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 17/03/2021 às 16:27   |   Imprimir

Em reunião extraordinária da Associação dos Municípios das Missões (AMM) realizada ontem (16), o prefeito Amauri Pires da Silva reafirmou o apoio do município de Caibaté no combate regional à pandemia de coronavírus, participando das negociações que viabilizarão a abertura de cinco novos leitos de UTI para o Hospital Santo Ângelo. Para a instalação desses leitos pelo período de três meses, serão investidos cerca de R$ 1,3 milhão, com recursos a serem rateados entre o Governo do Estado, empresas parceiras e os 20 municípios que dependem deste Hospital para tratar pacientes com sintomas graves de Covid-19.

Segundo informa o prefeito de Caibaté, o custo diário para manter cada leito de UTI é de R$ 3 mil. Desse valor, mais de 50% será custeado pelo Governo Estadual. A Prefeitura de Santo Ângelo investirá R$ 200 mil. A empresa Alibem e o Frigorífico Callegaro vão doar parte do valor. O restante do recurso necessário – cerca de R$ 280 mil - será pago pelos 19 municípios vizinhos. A proposta de Amauri, que foi aceita pelos demais prefeitos da AMM, é que a divisão dos valores seja feita levando em conta o número de habitantes; dessa forma, municípios com mais população deverão investir um montante maior, proporcionalmente.

“O Município de Caibaté vai, durante estes três meses, custear estes leitos de UTI porque não há mais vagas. Temos que fazer nossa parte neste momento, pois a dificuldade é muito grande. O caos na saúde chegou. Temos pacientes em leitos normais que deveriam estar na UTI. Então nosso município vai, sim, também auxiliar o Hospital Santo Ângelo nestes cinco leitos, que podem salvar vidas”, comenta o prefeito Amauri.